«I too am not a bit tamed, I too am untranslatable» (Walt Whitman) | setadespedida@yahoo.co.uk

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O ladrão de ovos mais famoso de Inglaterra

O ladrão de ovos mais famoso de Inglaterra tem 44 anos, chama-se Gregory Wheal e vive em Coventry. Do seu cadastro constam duas penas de prisão e oito condenações em tribunal. Há vinte anos que se dedica à actividade de roubar ovos de ninhos de pássaros. Em Inglaterra, é o coleccionador de ovos com mais condenações.
Em 2006 passou quatro meses na prisão. De nada serviu esta punição. Pouco tempo depois, em Junho de 2007, a polícia encontrou no quarto dele ovos de falcão peregrino e de corvo, material de montanhismo e de rapel, para além de vários mapas com localização detalhada de ninhos.
Em Inglaterra há legislação que proíbe subtrair, coleccionar ou vender ovos de aves não domésticas. Apesar disso, o roubo e a colecção de ovos é um hobby para centenas de ingleses, sobretudo adultos do sexo masculino. Estes senhores podem percorrer milhares de quilómetros em busca de ovos das espécies mais raras, planeando obsessivamente as excursões como se de operações militares se tratasse, com o objectivo de reunirem colecções sofisticadas e secretas.
Gregory Wheal pediu desculpa no tribunal, confesssando que se tinha deixado levar pelo entusiasmo dos coleccionadores com que costuma conviver. O responsável pelas investigações declarou ominosamente à imprensa, mesmo assim: «Nenhum pássaro estará seguro enquanto Wheal andar por aí».

Arquivo do blogue