«I too am not a bit tamed, I too am untranslatable» (Walt Whitman) | setadespedida@yahoo.co.uk

terça-feira, 12 de abril de 2016

We will watch with continuing interest



Os Public Service Broadcasting compuseram a faixa «The Other Side» a partir de gravações da NASA referentes à missão Apollo 8, realizada no Natal de 1968.


A Apollo 8 foi a primeira missão tripulada por seres humanos a circum-navegar a lua, tendo Frank Borman, Jim Lovell, e Bill Anders sido os primeiros astronautas que abandonaram a órbita terrestre.

 
Após três dias de viagem, a tripulação passou vinte horas em torno da lua, antes de iniciar o percurso de regresso à Terra. Durante estas vinte horas, a dada altura a NASA perdeu o contacto verbal com a nave e teve de esperar que esta atingisse um ponto no espaço em que o contacto pudesse ser retomado.
 
Nas gravações, esta espera é descrita com eufemismos como «Now we're in the period of the longest wait», «There's certainly a great deal of anxiety at this moment», «We will watch with continuing interest».
 
Tal como a NASA, muitas vezes também temos de esperar que um percurso inédito se cumpra sem sabermos ao certo o que vai acontecer entretanto. Nesses momentos, resta-nos «observar com interesse persistente». É a única coisa que nos resta. Antes da espera, no entanto, há muito para fazer.

 
 

Arquivo do blogue